FOX MENU

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Celulares Nokia ganham tecnologia de desbloqueio de tela com reconhecimento facial


Os aparelhos da Nokia ganharam, nesta semana, mais um aplicativo exclusivo. A filial brasileira do Instituto de Tecnologia da empresa desenvolveu um programa capaz de fazer o reconhecimento facial do usuário para desbloquear o aparelho. Assim como no novo Android 4.0, ao invés de digitar uma senha, será preciso mostrar o seu rosto para que o smartphone possa liberar todas as suas funções.


Facelock: O novo recurso de reconhecimento facial será adotado mundialmente

O app funciona da seguinte forma: o usuário faz o download do software por meio do Ovi Store, instala em seu celular e, durante as configurações do aplicativo, tira uma foto com a própria câmera do dispositivo. Depois disso, todas as vezes que você precisar desbloquear o aparelho, será necessário tirar uma nova foto, que será comparada com a imagem registrada no momento da instalação do programa.

Caso os traços não sejam equivalentes, o aparelho continuará bloqueado. Também é possível ser mais tradicional e deixar a opção de desbloqueio com senha ativada, mas a ideia de todos os executivos de segurança da Nokia é que a tecnologia substitua a proteção numérica.

"A ideia é substituir a velha senha, que as pessoas usam para proteger seus aparelhos, por uma tecnologia mais eficiente, como a biometria. No lugar da senha, o usuário encara o aparelho olhando para a câmera frontal, e é reconhecido", afirma Jackson Feijó, um dos criadores do Facelock.

Vale lembrar que, nesta primeira etapa, o programa vai funcionar apenas em aparelhos que tenham instalado o Symbian 3, com as atualizações Anna e Belle.

0 comentários:

Postar um comentário