FOX MENU

domingo, 8 de janeiro de 2012

Como usar o Virtual DJ


O Virtual DJ é um programa de remixagem de mp3, ideal para quem sempre quis experimentar os aparelhos utilizados pelos DJs, que permitem fazer modificações em trilhas de forma aparentemente simples. Através do software, essa aparelhagem passa a estar disponível no seu computador e permite a aplicação de samplers e efeitos nas suas músicas preferidas. Para saber como usar o programa, siga o tutorial:
Passo 1. Faça o download do Virtual DJ.
Passo 2. Instale o programa no seu computador.
Passo 3. Ao abrir o Virtual DJ, selecione a aba Browser na parte central inferior da tela (provavelmente ela já estará selecionada) e localize a pasta onde estão as músicas que você quer remixar, selecionando-a no canto esquerdo inferior do programa.
vdj (Foto: (Foto: Reprodução / Marlon Câmara))Escolha até duas músicas para serem mixadas simultaneamente (Foto: Reprodução / Marlon Câmara)
Passo 4. Ao escolher a música, arraste-a para um dos dois discos no centro da tela. Você pode utilizar os dois decks ao mesmo tempo, com duas trilhas diferentes ou idênticas.
Passo 5. Você já pode começar a modificar as suas músicas. Mas antes de tudo, entenda o que são algumas das informações que aparecem na tela. Ao lado e abaixo do nome das músicas que foram escolhidas, você pode encontrar o tempo da música que já foi tocado (Elapsed), o que ainda falta tocar (Remain), o número de batidas por minuto da sua trilha (BPM) e o tom da música (KEY). Essas informações são importantes para o caso de você querer mesclar as duas músicas que você escolheu.
Passo 6. No centro superior da tela do programa, na opção Mixer, você tem acesso a um equalizador padrão, com opção de modificar o volume e as frequencias dos graves, médios e agudos, além de poder adicionar um ganho extra às suas trilhas.
vdj2 (Foto: Foto: Reprodução / Marlon Câmara)Crie seus próprios samplers (Foto: Reprodução / Marlon Câmara)
Passo 7. Ainda na parte central da tela do programa, ao selecionar a opção Scratch, você pode criar os chamados scratchs (o ruído criado quando você move um disco para frente e para trás rapidamente). Para isso, basta mexer para cima e para baixo a trilha que aparece nessa opção, ou usar o próprio disco onde você alocou sua música, clicando nele e mexendo para frente e para trás.
Passo 8. A opção Hot Cue, nos cantos superiores dos decks, permite que você crie até três atalhos para qualquer ponto das músicas, podendo acessá-los rapidamente clicando em um dos três botões.
Passo 9. Para marcar um determinado trecho da música e repeti-lo infinitamente, você deve utilizar a opção Loop, que aparece ao lado dos discos. Ao selecionar um dos número de 1 a 32, você escolhe qual será o tamanho do trecho a ser repetido. Então, basta apertar o botão Out, para que a repetição entre em ação. O botão In serve como um atalho, para você repetir o trecho a qualquer momento, mas somente um vez. Para desfazer a repetição, basta apertar o botão Out novamente.
vdj3 (Foto: Reprodução / Marlon Câmara)Modifique suas músicas com efeitos básicos  (Foto: Reprodução / Marlon Câmara)
Passo 10. Para utilizar os samplers do programa e criar os seus próprios, selecione a aba Sampler no centro inferior da tela. Ao fazer isso, aparecerão alguns slots contendo os samplers já inclusos no programa (“siren”, “saxo”, “put your hands up”, “pump it up” e “this this this”). Para adicioná-los à música, basta apertar o botão Play acima deles enquanto sua trilha toca. Se quiser que eles toquem infitinitamente, selecione o botão de repetição, logo abaixo do Play.
Passo 11. Para criar seu próprio sampler, basta apertar o botão Rec de um dos slots enquanto o trecho que você deseja usar estiver tocando. Para tocá-lo, depois de gravado, é só apertar o botão Play.
Passo 12. Para incluir efeitos nas suas trilhas, você deve selecionar a aba Effects, no centro inferior da tela. Ao fazer isso, você terá acesso a uma lista de efeitos básicos. Entre os mais interessantes estão o “echo”, que permite que trechos da sua trilha ecoem, e o “vocals+”, que permite que você retire a voz da sua música, ou até mesmo os instrumentos, deixando somente os vocais audíveis. Para modificar os efeitos, basta selecionar um deles e usar os equalizadores disponíveis no canto direito da tela.
vdj4 (Foto: Reprodução / Marlon Câmara)Salve suas trilhas remixadas (Foto: Reprodução / Marlon Câmara)
Passo 13. Para modificar duas trilhas simultaneamente ou até mesmo mesclá-las, você precisa fazer algumas modificações para torná-las musicalmente compatíveis. Primeiro, em um dos dois decks, aperte o botão Sync, logo abaixo dos discos. Isso fará com que o número de batidas por minuto (BPM) das duas músicas se tornem iguais. Porém, isso fará com que a trilha que foi sincronizada sofra algumas modificações, podendo ficar mais lenta ou mais rápida. Após isso, vá até as opções de efeitos (Effects) e selecione o KeyChanger. Com ele, você pode sincronizar também as tonalidades (KEY) das músicas.
Passo 14. Se você quiser modificar não só audios, mas também vídeos, o VirtualDJ também oferece um conjunto limitado de efeitos de imagem. Assim, você só precisa carregar um vídeo, da mesma forma como carregou sua música, e aproveitar os efeitos.
Passo 15. Caso você queira salvar todas as alterações que foram feitas nas músicas, é muito simples. Selecione a aba Record, no centro inferior da tela e a opção Record Audio. Assim, basta você apertar o botão Start Recording, selecionar a música que você vai sobrepor, colocar a sua música modificada para tocar a partir do ponto inicial e esperar.
vdj5 (Foto: Reprodução / Marlon Câmara)Programe seus atalhos para facilitar as remixagens (Foto: Reprodução / Marlon Câmara)
Passo 16. Na mesma tela, você tem a opção de gravar um CD, gravar seu vídeo modificado ou até mesmo reproduzir a sua trilha em uma rádio, basta selecionar uma das opções.
Passo 17. Para tocar sua música em uma rádio online, selecione o botão Broadcast e clique em Configurações. Na caixa Server, selecione a opção “Broadcast to a radio server” e preencha os dados da rádio, como número do IP, porta, usuário e senha. Após confirmar, clique em Start Recording e transmita sua música online pela rádio.
Passo 18. Para facilitar o uso, o programa dispõe diversas teclas de atalho, que podem ser modificadas a partir do botão Config, localizado no canto superior esquerdo do programa. Após acessar as configurações, escolhe a aba Mappers e programe seus atalhos da sua maneira.

0 comentários:

Postar um comentário