FOX MENU

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Motorola culpa apps do Android Market por insatisfação com seus aparelhos

Segundo CEO da empresa, de cada dez devoluções de smartphones da marca, sete são motivadas por queda de desempenho com aplicativos.



De todos os smartphones com Android da Motorola devolvidos, em 70% dos casos isso ocorre por causa de aplicativos que afetam o desempenho dos aparelhos, afirmou Sanjay Jha, CEO da Motorola, em conferência realizada na quinta-feira (2/6).

Ao contrário das lojas de aplicativos de outras plataformas, o Android Market é completamente aberto, ou seja, qualquer programa pode ser enviado sem que uma análise prévia seja feita. A Google costuma remover softwares com códigos maliciosos, mas não o faz com aplicativos que afetam a performance dos dispositivos.

“Esse aplicativos não são testados quanto ao consumo de bateria e memória do aparelho. Estamos começando a entender o impacto que isso causa”, afirmou Jha.

Uma forma encontrada pela Motorola para estudar o problema para, futuramente, contorná-lo é a partir da interface Motoblur. Lançado pela empresa para ajudar os usuários no gerenciamento de seus perfis em redes sociais, o software ganhou importância para outros propósitos.

Bisbilhoteiro

Um deles é a investigação sobre a experiência de uso do usuário. Graças ao Motoblur, a Motorola consegue coletar informações quanto ao modo como seus celulares são usados, relacionando assim o download de aplicativos e a queda de desempenho. “Estamos chegando a um ponto em que poderemos avisar nossos clientes sobre o motivo da lentidão do sistema”, disse. Dessa forma, o usuário seria alertado sobre o impacto de sua escolha.

A Motorola pensa em outras maneiras para desestimular a instalação de tantos aplicativos no smartphones. Uma das ideias é incrementar as funções do Motoblur, depois que este chegar a um número maior de clientes – atualmente, cerca de 10 milhões de pessoas o utilizam. “Está começando a ficar interessante”, ressaltou o CEO.

A oferta de serviços e softwares diferenciados é a forma como muitas empresas têm tentado se destacar no mercado. No começo, afirmou Jha, o simples fato de a Motorola ter escolhido o Android já a diferenciava. Esse fator, no entanto, deixou de ser considerado, já que o SO da Google passou a ser usado por inúmeras fabricantes.

“O lado negativo é que estamos tendo de competir arduamente para conseguir um pouco mais de atenção e participação do mercado”, disse Jha, apesar de reafirmar que o Android é a escolha óbvia, já que está evoluindo mais

0 comentários:

Postar um comentário