FOX MENU

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Conheça a tecnologia 4K a resolução do Futuro


imagem


Se você acabou de comprar aquela TV de LED Full HD super moderna, com resolução de imagem de 1080p achando que o aparelho que vai ocupar um lugar de destaque na sua sala é o que existe de mais moderno em termos de resolução de imagens saiba que está redondamente enganado.

imagem


Porém, uma nova tecnologia que já começa a se tornar realidade promete multiplicar por cinco a qualidade de definição das imagens digitais. Trata-se do 4K, a melhor resolução possível até o momento para captação e exibição de imagens digitais.

imagem


Em 2006 os grandes estúdios começaram a testar uma tecnologia de captação de imagens digitais chamada 2K. Esse sistema contempla uma resolução de 2048x1080 pixels. Para se ter idéia, é uma resolução levemente superior a da HDTV que exibe imagens em 1920x1080 pixels.

imagem


O 4K também ira revolucionar a internet.
Você pode imaginar que 2,6 Terabytes é muita coisa para apenas um filme. E é mesmo. Com exibição digital os velhos rolos de filme seriam substituídos por pequenos HDs contendo o filme, mais práticos de serem transportados, mas também muitíssimo mais sujeitos à pirataria.

Colocando em miúdos temos as seguintes resoluções:

FULL HD 730p - 1280 x 720

FULL HD 1080p - 1920 x 1080

2K – 2048 x 1080

4K – 4096 x 2160

imagem


Hoje está tecnologia esta cada vez mais próxima de nós, o YouTube disponibiliza o Upload de vídeos em 4k e a reprodução dos mesmo, claro que essa tecnologia não é para qualquer um tendo em vista que hoje as velocidades médias de internet no Brasil estão em torno de 10MB, velocidade drasticamente abaixo da necessária para a visualização de “4k”s sem cortes.

E para poder falarmos desta tecnologia não podemos pensar no agora, tendo em vista o aumento de banda e de monitores com cada vez mais definição, em um futuro talvez não tão breve essa resolução possa ser utilizada como hoje é a 1080p, mas hoje pode ser considerado por muitos um “desperdício” do Google em um site streaming de vídeo. 



Twittem ai para seus amigos

0 comentários:

Postar um comentário