FOX MENU

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Microsoft registra patente de recurso para acelerar o boot do Windows


Windows. (Foto: Divulgação)

Um dos principais pontos fracos do Windows é o tempo de inicialização do sistema. Em um computador “normal”, ou seja, sem um disco SSD, o sistema pode demorar vários minutos até que você possa começar seu trabalho. Pensando nisso, a Microsoft entrou com um processo para registro de patente que promete acelerar o boot do Windows.
A patente em questão se chama “Inicialização rápida de uma máquina através de armazenamento por streaming”, e foi descoberta pelo pessoal do Electronista. Nos detalhes da patente, a Microsoft descreve um sistema baseado em redes.
“A tecnologia facilita a rápida inicialização, pois o disco virtual está disponível para uso imediato, em vez de precisar baixar uma imagem de sistema operacional inteiro antes de iniciar. Por exemplo, durante uma operação de boot, apenas uma quantidade relativamente pequena de dados é necessária”, explica.
Resumindo, você mantém uma espécie de servidor com o sistema operacional sempre ativo. Assim, os outros PCs conectados à rede serão capazes de fazer streaming do Windows baixando um pequeno arquivo.
O recurso parece uma solução ideal para ser usada em empresas, escolas e universidades, mas também pode representar um enorme problema caso o servidor venha a falhar.
Vale ressaltar que, embora a patente tenha sido registrada, isso não significa que o recurso fará parte da próxima versão do Windows. Muito pelo contrário, não há nenhuma garantia de que a Microsoft lançará a tecnologia ao consumidor final.

0 comentários:

Postar um comentário