FOX MENU

terça-feira, 9 de agosto de 2011

o navegador certo para seu smartphone Android

Analisamos os navegadores mais populares para Android, do Firefox ao Opera, para ajudá-lo a escolher o que melhor atende às suas necessidades.

Escolher um navegador para seu smartphone é como escolher um para seu PC. Você quer algo leve e rápido? Ou considera mais importante a possibilidade de personalizar o app com add-ons (ou complementos) e temas? Demos uma olhada entre as opções mais populares para smartphones Android, para ajudá-lo a decidir qual é o melhor para você.


Dolphin Browser HD
Se você adora feeds RSS, o Dolphin Browser HD será seu melhor amigo. Ele permite criar uma “webzine” (uma espécie de “revista”) a partir do feed RSS de sites populares. Neste formato as páginas são mostradas de forma simplificada, sem muitos dos anúncios, painéis e imagens que poluem o layout, tornando a leitura mais agradável. Se uma página puder ser transformada em uma webzine, a palavra “Webzine” aparece ao lado da URL na barra de endereços. Basta tocar nela para fazer a transformação. Embora o Dolphin não seja capaz de converter qualquer site em uma webzine, é uma ferramenta útil em muitos casos.
Dolphin HD transforma sites em "webzines"
Além do modo webzine, o Dolphin Browser HD tem suporte a comandos com gestos sobre a tela e navegação em abas. Você pode desenhar um círculo para recarregar uma página, ou um F para abrir o Facebook. O Dolphin Browser HD carrega as páginas rapidamente, e também conta com alguns add-ons como o Read it Later (que arquiva páginas para leitura posterior) e o AdBlocker (que barra anúncios).


Firefox para Android
Adora add-ons, mas não está satisfeito com a seleção do Dolphin HD? Então experimente o Firefox for Android, uma versão de bolso do navegador tão adorado no desktop. E assim como a versão para PCs e Macs, o principal destaque do Firefox para Android são os add-ons.
Há uma tonelada deles, incluindo o URL Fixer, que corrige automaticamente erros de digitação comuns em endereços web, e o Reading List, que adiciona páginas a uma lista para leitura posterior (como o Read it Later). É possível até mesmo mudar a aparência do navegador com o add-on Personas. O Firefox for Android é ótimo para os usuários que gostam de “tunar” o navegador e adicionar um toque pessoal.
Firefox: cheio de add-ons que trazem novos recursos
Infelizmente, o programa demora para abrir, e se você tem um smartphone Android mais antigo ou menos potente, fique longe porque o Firefox consome toneladas de RAM. O navegador também tem suporte a navegação em abas, e você pode sincronizar as sessões do navegador no PC e no smartphone, para começar a ver um site em um aparelho e terminar no outro.


Opera Mobile e Opera Mini
A velocidade é o ponto forte dos dois navegadores da Opera para smartphones, o Opera Mobile (12 MB) e o Opera Mini (767 KB). O Opera Mini encaminha as páginas que você deseja acessar por um servidor, que as processa e comprime (reduzindo o tamanho) antes de enviá-las ao seu aparelho. Isto torna a navegação muito mais rápida que no Opera Mobile. Por outro lado, este é melhor que o Opera Mini na hora de apresentar páginas como elas seriam vistas em um PC.
O Opera Mini pode carregar sites cheios de imagens e animações em Flash em segundos, e suporta navegação em abas, para que você possa acessar vários sites ao mesmo tempo. O Opera Mobile também é bastante rápido, e tem os mesmos recursos que o Mini. Mas ao contrário do Firefox e do Dolphin, os navegadores da Opera não suportam add-ons. Entretanto, ambos são capazes de sincronizar favoritos com o Opera no Desktop.
A Opera tem sua própria loja de aplicativos para Android, acessível a partir da página inicial nos navegadores. Os apps são selecionados pela própria empresa, então há menos “lixo” do que no Android Market tradicional.


O navegador padrão
O navegador padrão do Android é muito bom. Tem recursos como zoom nas páginas com o gesto de pinça, suporte a Flash (desde que você instale o Flash Player, no Android Market), um gerenciador de downloads decente e é “pau pra toda obra”. Pode não ter a velocidade do Opera Mini ou a flexibilidade do Firefox e do Dolphin, mas é útil na hora de buscar coisas online rapidamente e se integra bem com os outros aplicativos do sistema.
Você pode compartilhar páginas via e-mail, Facebook, Twitter ou até mesmo através de mensagens de texto. Infelizmente ele só é atualizado quando a Google atualiza o sistema operacional, então se algo não está funcionando bem, a solução pode demorar para aparecer. Mesmo assim, o navegador padrão do Android é uma ótima opção para quem quer algo que “simplesmente funcione”, sem perder tempo com downloads e ajustes.


E qual deles eu escolho?
A resposta depende do que você faz enquanto navega na internet. Se você quer carregar páginas rapidamente e não se importa com add-ons, vá de Opera Mini. Se gosta de personalizar cada detalhe do navegador, a melhor opção é o Firefox. Quem não vive sem as últimas notícias vai gostar do Dolphin HD e suas “webzines”. E por fim, se você só quer navegar sem se preocupar com nada mais, o navegador padrão deve ser o suficiente.


Fonte: IDGNOWTwittem ai para seus amigos

0 comentários:

Postar um comentário