FOX MENU

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Um pesadelo para maiores de 18 anos

Desde que a Atlus liberou as primeiras informações de Catherine, os jogadores ficaram sem entender ao certo do que se tratava aquele misterioso game que misturava puzzles, terror e erotismo. Nada parecia fazer sentido e a cada nova imagem, vídeo e informação divulgados, o título ficava menos lógico.

No entanto, a distribuidora finalmente liberou uma demonstração da produção para que algumas das questões relacionadas ao estranho triângulo amoroso que envolve pesadelos, mortes e ovelhas humanoides pudessem ser respondidas. No entanto, ao mesmo tempo em que descobrimos alguns pontos, outras perguntas surgem em nossa cabeça – deixando claro que o tom enigmático é o grande atrativo do jogo.
E não, a Catherine não aparece pelada nesta demonstração.
Img_normal
O conto do bode de cuecas
A versão para testes de Catherine começa do modo mais misterioso possível, pois somos diretamente jogados no pesadelo de Vincent, o protagonista da história. No entanto, neste sonho ruim, ele se encontra em um lugar completamente desconhecido vestindo somente uma cueca e abraçado a seu travesseiro. Como se não bastasse, chifres de bode surgem em sua cabeça e criam uma combinação bizarra com os caprinos humanoides que passeiam pelo cenário.
Essa primeira missão, batizada de Underground Cemetery, é um rápido tutorial sobre o funcionamento dos quebra-cabeças de seus pesadelos. Infinitos blocos estão organizadamente distribuídos pela tela, formando um gigantesco paredão com uma ou outra passagem para que você possa escalar. No entanto, é preciso ter pressa para chegar ao topo da estrutura, onde se localiza a porta de saída, pois a base da construção desmorona gradativamente e está prestes a engolir o personagem.
Img_normal
A jogabilidade é bem simples, bastando subir nas caixas para ir a um nível superior, como em uma escada. A diferença é que, em alguns momentos, é preciso abrir seu próprio caminho e mover esses cubos para alcançar pontos inicialmente impossíveis de chegar. E é aí que o verdadeiro desafio de Catherine dá às caras.
A segunda fase – e última desta demonstração – é o momento em que mais podemos sentir a proposta do título. Em Prison Despair, temos de realizar essa mesma tarefa ao mesmo tempo em que fugimos de uma estranha criatura que tenta, a todo custo, matá-lo. O problema é que a dificuldade para encaixar os blocos de modo que a fuga seja bem-sucedida é muito alta, principalmente com a sensação desesperadora de ter um monstro prestes a engoli-lo.
O monstro da responsabilidade
Fora do bizarro mundo dos sonhos de Vincent, somos apresentados à sua vida normal ao lado de sua namorada, Katherine. Em um rápido diálogo, é possível perceber que a relação entre os dois não está indo muito bem e que a pressão realizada pela moça em relação a casamento, filhos e a uma vida estável está incomodando o protagonista.
Img_normal
O interessante é que essa cobrança influencia diretamente nos pesadelos do personagem. Tanto que o monstro da segunda fase é a própria parceira, que investe incessantemente contra o jogador com frases sobre responsabilidade e compromisso, deixando claro que Vincent vê esses elementos como uma espécie de morte.
Porém, isso tende a mudar com a chegada de Catherine ao bar Stray Sheep, local frequentado pelo herói. Em uma rápida cena que parece ser sua primeira participação na trama, a garota logo leva o rapaz para a cama e dá início ao inferno na vida – e no subconsciente – do jovem. Isso sem falar nos misteriosos assassinatos que rondam a cidade, que parecem ter alguma relação com a personagem-título do game.
Img_normal
Seu relacionamento com Catherine e Katherine também terá grande importância no desenrolar da trama, embora a demonstração não explore esse aspecto. Durante as cenas no bar, você recebe algumas mensagens em seu celular e pode dar diferentes respostas, que vão torná-lo mais próximo de uma das mulheres. No caso apresentado, você pode tanto ser mais querido com sua namorada quanto se mostrar um canalha e pronto para ser atacado pela misteriosa lolita.
Ainda que a versão para testes não nos deixe conferir mais do que um medidor de afinidade, a Atlus já confirmou que as suas decisões determinarão o rumo da história. Além disso, é possível perceber a existência de um indicador de álcool durante as cenas no Stray Sheep, mas esse recurso não está disponível na demonstração.
Img_normal
No fim das contas, esta versão de Catherine serviu apenas para responder algumas questões básicas do título ao mesmo tempo em que mantém as principais dúvidas e adiciona novas perguntas ao bizarro universo apresentado. É inegável que o jogo possui um apelo bastante peculiar e que instiga o usuário a querer saber o que realmente está acontecendo – assim como definir o futuro amoroso de Vincent, no melhor estilo “dramalhão de novela”.
Catherine chega ao PlayStation 3 e Xbox 360 em 26 de julho.

0 comentários:

Postar um comentário